Logo conexão japao

Sobre a parceria

Fruto da parceria entre a Estácio e o COB – Comitê Olímpico, o projeto de Extensão e Internacionalização, promovido pela Vice-Presidente de Relações Governamentais, Comunicação e Sustentabilidade da Yduqs com apoio e participação da Diretoria de Ensino que teve como objetivo promover o desenvolvimento profissional dos alunos de Gastronomia das diferentes Unidades Estácio no Brasil, por meio da participação como membros da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio, junto a equipe gastronômica, cozinhando para os atletas brasileiros durante o período de aclimatação e de realização dos jogos.

O projeto teve início com um piloto, que foi a seleção de um aluno para atuar junto a delegação brasileira do Surfe nos Jogos Pan-americanos de Lima em 2019. A aluna Lucia Cristina da Silva Rocha foi selecionada, por meio de um Desafio Gastronômico para integrar a equipe que atuou na cozinha dos atletas de surfe do Time Brasil nos Jogos Pan-americanos Lima 2019.

Em julho de 2019, os professores Laura Kiyoko Ide e Leonardo Hortencio, participaram de uma visita técnica à Tóquio – Japão para conhecimento das bases de atuação do Time Brasil, para elaboração do projeto acadêmico de Extensão e Internacionalização, que visava a participação de alunos e professores de Gastronomia durante os jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Com o adiamento dos jogos, as atividades relativas ao projeto foram suspensas, sendo retomadas no início de 2021 com a confirmação da realização do evento em julho/agosto de 2021.

Aperte o play no vídeo e confira como foi essa experiência!

Reproduzir vídeo

Seleção

O processo de seleção dos alunos para participação no projeto de Extensão e Internacionalização. O processo foi dividido em 03 fases, sendo a fase 1 eliminatória e as fases 2 e 3 classificatórias, para definição dos alunos que irão fazer parte da delegação do Time Brasil no Japão.

A seleção foi realizada da seguinte forma:

Primeira fase

Nesta etapa foi realizada a
pré-seleção dos alunos da Estácio

Pré-seleção:

Manifestação de Interesse, Validação da Documentação e Protocolo Covid 19 – entre 26 de fevereiro a 01 de março de 2021.

Segunda fase

Nesta etapa foram realizadas as
entrevistas com alunos da Estácio

Entrevistas:

Dinâmica de grupo – entrevista coletiva realizada por profissionais da área da Psicologia.

Entrevistas individuais – entrevistas realizadas pelos Professores Estácio e pelo Chefe Executivo do Comitê Olímpico do Brasil.

Terceira fase

Nesta etapa foi realizada a
prova prática com os alunos
pré-selecionados

Provas práticas e resultado

As provas práticas da Fase 3 ocorreram de forma simultânea nas Unidades da Estácio.

Detalhamento das fases de seleção

Manifestação de Interesse: inscrição de 26 de fevereiro de 2021 a 01 de março de 2021 – realização de um pré-cadastro, envio de documentação pré-definida pelo COB e COI e posterior aprovação dos documentos enviados.

Validação da documentação: realizada pelo Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Olímpico Internacional de 02 de março a 08 de abril de 2021.

Divulgação da lista preliminar dos alunos pré-aprovados: aprovação da documentação pelo Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Olímpico Internacional: 30 de abril de 2021.

Protocolo COVID-19: formulário sobre exigências médicas – Caráter eliminatório, exigência do Comitê Organizador local dos jogos – Solicitado pelo Comitê Olímpico do Brasil, Comitê Olímpico Internacional e a Estácio: de 30/04 a 05/05.

Divulgação do resultado da pré-seleção: até o dia 10 de maio.

A Fase 2, Entrevistas, ocorreu entre os dias 11 e 12 de maio, nos quais os estudantes foram avaliados quanto às habilidades e competências comportamentais.

A entrevista em grupo contou com dinâmica e avaliação comportamental, conduzidas por professores do curso de Psicologia, utilizando a seleção por Valores Olímpicos, Análise Comportamental e Dinâmica de Grupo, realizada com 03 grupos de candidatos.

As entrevistas individuais foram realizadas pelos professores que acompanharam os alunos na experiência em Tóquio, prof. Laura Kyioko Ide (Unidade Tom Jobim – Rio de Janeiro), prof. Kelly Yshida (Unidade Florianópolis – Santa Catarina) e prof. Leonardo Hortencio (Diretoria de Ensino – Economia Criativa), além do chefe executivo responsável pela operação de Alimentação do COB em Tóquio, Allan Sales.

As provas práticas da Fase 3 ocorreram de forma simultânea, no dia 13 de maio, com início às 14h e finalização às 18h, nas seguintes unidades da Estácio Brasil.

Rio de Janeiro | UNESA (Barra – Tom Jobim, Centro IV – Praça XI e Nova Iguaçu)
18 alunos pré-selecionados

Florianópolis | Estácio SC
1 aluno pré-selecionado

Salvador | Estácio Gilberto Gil
2 alunos pré-selecionados

Belo Horizonte | Estácio Prado
7 alunos pré-selecionados

A seleção de alunos para participação no projeto  foi aberta a alunos ativos, adimplentes e regularmente matriculados nos cursos de Graduação e de Graduação Tecnológica em Gastronomia.

No total, tivemos a inscrição de 38 alunos que manifestaram interesse e enviaram a documentação exigida pelo COB e COI. Após análise da documentação e dos critérios de elegibilidade, foram classificados 30 alunos.

Estes 30 alunos, em função de inclusão de novos critérios para ingresso no Japão durante os Jogos Olímpicos, definidos pelo governo japonês, informaram questões demandadas no Protocolo COVID-19, sendo 02 alunos desclassificados em função de serem portadores de doenças pré-existentes que impediam sua entrada no Japão.

 

A prova prática

A prova prática se subdividiu em 03 etapas: preparação de lanche, prato principal e sobremesa. Esta prova teve como tempo total 4 (quatro) horas. Para cada elemento da prova o candidato deverá preparar 05 (cinco) porções individuais. Os pratos deveriam contemplar os ingredientes pré-selecionados pela Estácio e levar em consideração o condicionante de ser uma refeição saudável e nutritiva para atletas:

  • Lanche: ingrediente principal – ovos 
  • Prato principal: ingrediente principal – peixe 
  • Sobremesa: ingrediente principal – tapioca
  • O prato elaborado e as técnicas utilizadas foram divulgadas no dia e horário da prova. Os ingredientes foram disponibilizados de forma igual e em mesma quantidade em todos os locais de realização da prova prática, para todos os candidatos.

Foram utilizados os seguintes critérios de avaliação:

  • Criatividade na criação do prato e utilização dos ingredientes disponibilizados;
  • Apresentação pessoal – Higiene, postura, segurança, utensílios adequados;
  • Apresentação dos MEP – mise em place de cada preparo;
  • Técnicas utilizadas para o preparo da receita;
  • Finalização adequada e apresentação dos pratos;
  • Sabor, tempero, cocção, texturas e temperatura adequada dos pratos;
  • Utilização correta do tempo;
  • Apresentação dos pratos nos horários definidos;
  • Apresentação das fichas técnicas dos pratos elaborados para degustação da banca.

A prova teve como tempo total 4 (quatro) horas. Os tempos de entrega com a ficha técnica de próprio punho (legível) e para degustação da banca foram os seguintes:

  • Lanche: 1 hora e 15 minutos do início da prova (tempo para preparo 1h15min);
  • Prato Principal: 2 horas e quarenta e cinco minutos do início da prova (tempo para preparo 1h30min);
  • Sobremesa: 4 horas do início da prova (tempo para preparo 1h15min).

Banca de jurados

Os membros da banca realizaram a avaliação e classificação em ordem decrescente dos candidatos, segundo os critérios acima, e foi determinada uma nota final para cada estudante.  Para esta avaliação, a banca teve a seguinte composição nas diferentes unidades:
  • Coordenador local do curso de Gastronomia;
  • Um(a) professor(a) do curso de Gastronomia, a ser indicada pela Estácio;
  • Um representante do Comitê Olímpico Brasileiro, a ser indicado pelo COB (participação virtual ou presencial);
  • Um convidado indicado pela Estácio ou pelo Comitê Olímpico do Brasil.

A apuração das notas foi realizada pela Vice-Presidência de Operações Presenciais e pela Vice-Presidência de Relações Governamentais, Comunicação e Sustentabilidade, da Estácio, que divulgou a classificação geral dos selecionados.

Alunos selecionados

Após a seleção, os alunos, bem como os professores coordenadores que acompanharam os alunos na execução do projeto em Tóquio, foram submetidos a uma série de exames médicos e incluídos no calendário de vacinação para COVID19 junto com os demais delegados o Time Brasil.

A experiência

O projeto foi executado em 03 etapas, contemplando o período de aclimatação dos atletas do Time Brasil aos Jogos e a realização dos Jogos Olímpicos, entre os dias 04 de julho a 09 de agosto de 2021.

Os estudantes selecionados acompanharam o Time Brasil no Japão, em um período de duração entre 21 (vinte e um) e 26 (vinte e seis) dias, conforme a base onde foram destacados para vivenciar uma experiência em cozinha (os locais, bem como a duração específica do funcionamento das bases foram definidos pelo Comitê Olímpico do Brasil), sendo de responsabilidade da ESTÁCIO as passagens aéreas Brasil-Japão-Brasil, bem como com seguro-viagem, emitidos em nome desses estudantes. Esses alunos foram acompanhados de um Coordenador da ESTÁCIO, responsável pela atuação dos alunos durante o período no Japão.

O Comitê Olímpico do Brasil foi o responsável pela hospedagem, alimentação e deslocamento terrestre/local dos alunos selecionados.

Destaca-se a importância desta experiência para a formação dos estudantes, como uma oportunidade única em seu currículo, bem como da vivência propiciada, o trabalho em uma cozinha profissional, em uma atividade em um megaevento, em situação de Pandemia, com diversas restrições, e o desenvolvimento das habilidades e competências sociocomportamentais, de trabalho em equipe e em um contexto totalmente diferente ao qual estão acostumados.

Tabela COB